sábado, 8 de setembro de 2007

Introdução

A primeira guerra mundial ocorreu entre Agosto de 1914 a Novembro de 1918. A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano). A guerra causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente.

Muitos dos combates na Primeira Guerra Mundial ocorreram nas frentes ocidentais, em trincheiras e fortificações (separadas pelas "Terras de Ninguém", que era o espaço entre cada trincheira, onde vários cadáveres ficavam a espera do recolhimento) do Mar do Norte até a Suíça. As batalhas se davam em invasões dinâmicas, em confrontos no mar, e pela primeira vez na história, no ar. Mais de 9 milhões de soldados morreram nos campos de batalha. Na Primeira Guerra Mundial apenas 5% das vítimas foram civis - na Segunda Guerra Mundial, esse número cresceu para aproximadamente 60% a mais do que era.
A Primeira Guerra Mundial rompeu definitivamente com a antiga ordem mundial criada após as
Guerras Napoleônicas, marcando a derrubada do absolutismo monárquico na Europa. Três impérios europeus foram destruídos e conseqüentemente desmembrados: Alemão, o Austro-Húngaro e o Russo. Nos Bálcãs e no Médio Oriente o mesmo ocorreu com o Império Turco-Otomano. Dinastias imperiais européias como as das famílas Habsburgos, Romanov e Hohenzollern, que vinham dominando politicamente a Europa e cujo poder tinha raízes nas Cruzadas, também caíram durante os quatro anos de guerra.

3 comentários:

Prof. Patrícia disse...

Ok! Textos interessantes. Veja as recomendações que enviem por e-mail.

maria luzia disse...

Nossa mtt' Legais os Textos,vc sab' meesmo sobre a matéria de História ,heein!
Principalment' sobre a Primeira Guerra...Parabeens'!
;)

Jeniffer L. Silva disse...

entra no meu meu blog:jhenynewpink.blogspot.com